5ª Conferência Nacional de Saúde é adiada para outubro

Na última sexta-feira (03/03), a Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde, reunida com membros da Comissão Organizadora da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (5ª CNSM) e com a diretora do Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde, decidiram transferir a data da 5ª CNSM para os dias 24 e 27 de outubro de 2023.

Anteriormente marcada para ocorrer entre os dias 16 e 19 de maio de 2023, o adiamento da citada conferência se deu pela “falta de orçamento previsto e pela falta de encaminhamentos de algumas etapas”, de acordo com a fala de Sônia Barros, diretora do Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde.

O presidente do CNS, Fernando Pigatto, destacou que este é um momento promissor. “Saímos de um governo que estava ausente, mas agora existe uma decisão política do presidente da República, da Ministra Saúde e Secretarias para fazer com que a participação popular no Brasil seja reestabelecida”, ressaltou ao destacar manter a mobilização aquecida em torno da 5ª CNSM é fundamental para incidir sobre a 17º Conferência Nacional de Saúde (17ª CNS).

“Estamos todos alinhados com esta data”, disse Haroldo Pontes, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Rio completou todas as etapas

Ainda no ano passado, o Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro completou todas as etapas municipais das conferências de saúde mental e realizou com sucesso a V Conferência Estadual de Saúde Mental. Na oportunidade, estiveram presentes mais de 400 delegados e delegados de todas as Regiões de Saúde que se reuniram na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. O complemento da V CESMRJ ocorreu no mês seguinte para a escolha das 12 propostas para a etapa nacional. Confira tudo o que ocorreu através deste link.

Daniel Spirin Reynaldo/Ascom CES-RJ

Com informações CNS

Imagem: CNS

Deixe um comentário